Carreiras promete mais Centros de Saúde

Por CASCAIS24




O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, anunciou esta terça-feira o aumento do número de Centros de Saúde no concelho e o compromisso assumido pelo Ministério da Saúde de, em consonância com a autarquia, dotar Cascais nos próximos anos com mais 500 camas para Cuidados Continuados.

Segundo Carlos Carreiras, a autarquia faz as obras necessárias aos novos centros de saúde e o Ministério da Saúde fornece todo o equipamento.

O anúncio foi feito durante a apresentação do projeto “Quimera da Saúde” - uma Unidade de Cuidados Continuados mais Residência Sénior, que abrirá em 2019 em São Domingos de Rana e que, apesar de ser uma iniciativa privada, integra a rede do Serviço Nacional de Saúde.


A unidade, que nascerá em terrenos cedidos pelo município e que irá criar mais 50 postos de trabalho, corresponde a um investimento superior a 3 milhões de euros e terá duas componentes: Unidade de Cuidados Continuados e Residência Sénior, ambas dotadas de equipamentos modernos, proporcionando elevados padrões de conforto aos utentes. 


João Matos Pereira, diretor executivo da empresa investidora, esclareceu, na oportunidade que “a unidade projetada para um terreno com mais de 5.300 m2, cujo direito de superfície será cedido à Quimera Saúde, por um período de 50 anos, renovável por períodos de dez, representará um aumento de 75 camas (37 para cuidados continuados e 38 para residência)”. 


O projeto anunciado, segundo os promotores e a própria autarquia, “diferencia-se pela aposta na inovação tecnológica, única no País, permitindo que os seniores residentes possam, através de equipamentos digitais, designadamente as redes sociais, comunicar diariamente com os seus familiares. 


Destaca-se ainda pela originalidade de ser a primeira residência sénior no País servida de espaços preparados para receber os animais de estimação dos seus utentes.


Na apresentação do projeto e assinatura da escritura de cedência dos terrenos, João Matos Pereira destacou, ainda, a necessidade deste setor da saúde no concelho de Cascais que, “seguindo a tendência do resto do País triplicou, nos últimos 50 anos, o número de população sénior”, muito por razões, entre as quais “o aumento da esperança de vida”.

Ainda de acordo com o diretor executivo da Quimera da Saúde, “a população sénior com mais de 65 anos corresponde a cerca de 19% da população do concelho”. E acrescentou que “esta unidade será uma resposta à necessidade de serviços continuados, estimada em cerca de 100 camas de média e longa duração, que ajudará a colmatar uma outra lacuna na área da saúde: a carência de residências seniores, onde as soluções existentes respondem ainda só a 33% das necessidades do concelho de Cascais”.

Em aparente perfeita sintonia com o responsável privado, o presidente do município, Carlos Carreiras, assegurou que “definimos como pilares estratégicos do nosso desenvolvimento futuro a componente da saúde e bem-estar, exatamente para dar várias respostas às necessidades que a nossa comunidade vai tendo”.



Comentários